06 abril 2011

Campanha do Meio Ambiente

No dia 27 de março de 2011, os companheiros do LEO Clube Chapecó Integração realizaram a Campanha do Meio Ambiente, proposta pelo Distrito LEO LD-8, com enfoque na preservação do nosso bem mais precioso: a Água.
A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. É, ainda, uma referência cultural e um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população.
A conservação da quantidade e da qualidade da água depende das condições naturais e antrópicas das bacias hidrográficas, onde ela se origina, circula ou fica estocada, fora de lagos naturais ou reservatórios artificiais.
          A região de Santa Catarina é banhada hidrograficamente pelo Aquífero Guarani, que é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, e está localizado na região centro-leste da América do Sul.  O  Aquífero Guarani constitui-se em uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população, para o desenvolvimento das atividades econômicas e do lazer. 


Portanto, se somos presenteados com uma água de qualidade e em abundância, nada mais justo do que preservar nossas nascentes. E foi isso que o LEO Clube Chapecó Integração fez. Após a localização de uma forte nascente de água na propriedade de um dos companheiros, fomos buscar informações sobre como poderíamos fazer a preservação da mesma.
Então, em parceria com a Epagri do Município de Paial, realizamos a Preservação e Conservação da Nascente através de uma Fonte Modelo Caxambu.
A Fonte Modelo Caxambu é uma estrutura apresentada pela EPAGRI-SC, de baixo custo de construção e que dispensa limpeza periódica da fonte. Trata-se de um tubo de concreto de 20 cm de diâmetro, contendo quatro saídas, constituídas de 2 tubos de PVC de 25 mm, (ou mais, conforme a necessidade) por 30 cm de comprimento que serão as duas saídas da água e outras duas formadas por 2 tubos de PVC de 40 mm x 30 cm de comprimento, uma para limpeza da estrutura, e outra para ladrão.


A disposição da fonte no solo está ilustrada na figura abaixo.

                                             

Primeiramente, deve-se fazer a limpeza do local onde a vertente está localizada, removendo a lama e os arbustos que estiverem encobrindo a mesma.
Depois, é montada uma barreira de concreto que vai servir para o armazenamento da água, e a fonte Caxambu deve ser colocada na posição adequada.



Após terminada a construção do reservatório, deve-se enchê-lo com pedras, que funcionarão como um filtro para a fonte.


Finalmente, coloca-se uma lona recobrindo o reservatório, com o objetivo de vedá-lo e impedir a entrada de produtos ou insetos que possam vir a contaminar a nascente. Após, recobre-se tudo com a terra existente ao redor, e apenas a fonte Caxambu pode ser visualizada. O cano ladrão deve ser protegido com tela para evitar a entrada de insetos e pequenos animais.


Desta forma, a água proveniente da nascente poderá ser canalizada e levada até as residências da região. Neste caso, 3 residências serão diretamente abastecidas com a água da fonte. Porém, como a vazão de água é muito grande, futuramente será realizado um planejamento hídrico específico, objetivando levar água para toda a comunidade local.
 Após a instalação da fonte, debaixo de muita chuva, foi construída uma cerca de proteção ao redor da mesma, para que os animais não tenham acesso.



















Um comentário:

  1. Show de bola a Campanha do Meio Ambiente realizada pelo clube! Uma ação diferenciada e muito importante para a comunidade que reside no local!!
    Abraço a todos os companheiros!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui !!!